Setembro Amarelo - vamos falar sobre prevenção do suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, campanha mais conhecida como setembro amarelo. O Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população. O Setembro Amarelo surgiu para conscientizar e alertas as pessoas sobre o suicídio. Hoje, a campanha envolve diferentes esferas da sociedade e se tornou um importante movimento coletivo para promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa.

É reconhecido que falar sobre suicídio é desafiador. Para diminuir essas estatísticas, o diálogo sobre o tema é fundamental. Os especialistas alertam que as pessoas com ideias suicidas precisam verbalizar o que estão sentindo. Existe um tabu de que falar sobre o tema pode de alguma forma estimular a pessoa a tirar a própria vida, mas o suicídio tem etapas: a ideia, o planejamento e, depois, a ação. Então é benéfico que as pessoas tenham espaço para falar sobre o sofrimento, pode trazer alívio e conforto. Lembrando que também é necessário procurar ajuda especializada para acolher e encaminhar o tratamento.

Ressalta-se que as pessoas próximas podem desempenhar um papel positivo na prevenção ao suicídio. É preciso uma compreensão dos familiares e amigos quanto ao suicídio e entender que a pessoa está passando por um sofrimento. É importante conhecer as formas de ajudar e encaminhar para tratamento profissional, mas, também, procurar ajuda para si. É complexo auxiliar aqueles que estão com o pensamento de suicídio e, por esse motivo, as pessoas próximas também precisam estar bem e amparadas. Precisamos entender que falar sobre suicídio é um imperativo e não uma forma de incentivar a prática.

Dessa forma, retiramos o suicídio da categoria tabu e passamos a enxergá-lo como um problema de saúde pública que demanda medidas urgentes.

Fonte texto: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/setembro-amarelo-vamos-falar-sobre-prevencao-do-suicidio #setembroamarelo #depressãonãoéfrescura #aprevençãoéomelhorcaminho

Tags: setembro-amarelo, suicidio, depressão